Ingresso Machu Picchu: Tudo o que você precisa saber

Find out all the information about Machu Picchu tickets and how to get yours down below!

Machu Picchu é um destino obrigatório para estrangeiros e nacionais. Para visitar a “Cidade Perdida dos Incas”, você deve ter um ingresso, que pode se esgotar rapidamente devido à alta demanda. Para te ajudar a planejar mais fácil, aqui estão todas as informações que você precisa sobre o Ingresso Machu Picchu, tipos de circuito e mais!

Para ir direto ao ponto, há diferentes tipos de ingressos para Machu Picchu. Cada um te permite explorar os circuitos dependendo do lugar que você quer visitar. Antes, saiba como adquirir o Ingresso Machu Picchu e se familiarizar com os diferentes circuitos disponíveis em Machu Picchu!

Por que Machu Picchu mudou de ingressos para circuitos?

Antes de 2021, os visitantes podiam entrar em Machu Picchu com um ingresso geral e conhecer livremente a cidadela. Esses eram tempos incríveis, em que se podia passear sem restrições pelas ruínas por horas…

No entanto, para preservar o local e melhorar a gestão do fluxo turístico, o governo peruano introduziu rotas rígidas baseadas em circuitos, limitando os movimentos dos visitantes a trilhas designadas.

Agora, ao reservar o ingresso para Machu Picchu, é necessário escolher um circuito específico, cada um com diferentes pontos de vista, durações e experiências.

Apesar das restrições, esse sistema foi criado para proteger a integridade do sítio arqueológico e proporcionar uma experiência mais organizada e enriquecedora aos visitantes.

Guardas do parque, policiais e guias profissionais desempenham um papel fundamental para garantir o bom funcionamento desse sistema.

Para chegar em Cusco, recomendamos pegar o ônibus Peru Hop, faça paradas GRÁTIS em Paracas, Huacachina, Nazca, Arequipa e Puno antes de chegar em Cusco.

Visão geral dos ingressos e circuitos Machu Picchu em 2025

Machu Picchu oferece três circuitos principais, cada um proporcionando diferentes perspectivas e experiências únicas.

Circuito 1: Circuito Panorâmico

Esse circuito cobre a parte superior de Machu Picchu, proporcionando uma vista ampla de toda a cidadela e das montanhas ao redor.

Você percorrerá trilhas estreitas que passam por paisagens naturais e ruínas, além de ter acesso ao clássico mirante de Machu Picchu.

Caminhadas opcionais:

Rota 1-A (Montanha Machu Picchu): Uma trilha desafiadora de aproximadamente 3 horas (ida e volta) que oferece vistas panorâmicas da cidadela e das paisagens ao redor. Distância: 3,9 km. Duração total: 6 horas. (Ingresso especial necessário – custo adicional).


Rota 1-B (Mirante da Plataforma Superior): Rota curta focada na vista clássica de Machu Picchu, ideal para fotos icônicas. Duração: 2h30.



Rota 1-C (Intipunku – Porta do Sol): Disponível na alta temporada (julho a outubro), essa trilha de 4 horas leva à antiga entrada de Machu Picchu, oferecendo perspectivas únicas. Distância: 4 km (ida e volta).

Rota 1-D (Ponte Inca): Também disponível na alta temporada (julho a outubro), essa trilha de 2 a 3 horas leva a uma impressionante construção inca. Distância: 2 km (ida e volta).

Destaques:

  • Único circuito com acesso à Montanha Machu Picchu.
  • Melhor vista panorâmica da cidadela.
  • Ideal para amantes da fotografia.
  • Permite observar de perto os terraços agrícolas de Machu Picchu.

Notas:

  • Não há acesso à parte inferior da cidadela.
  • A trilha para a Montanha Machu Picchu é permitida apenas para maiores de 18 anos.

Circuito 2: Circuito Clássico (Reserve com meses de antecedência!)

Esse é o circuito mais completo e popular de Machu Picchu. Ele combina a visita às icônicas plataformas para fotos e o acesso à parte urbana da cidadela.

Rotas disponíveis:

Rota 2-A: Passeio completo pelos pontos mais famosos de Machu Picchu, ideal para quem visita pela primeira vez.

Rota 2-B: Foca nos terraços inferiores, destacando a arquitetura agrícola e os fundamentos estruturais incas.

Ambas as rotas duram aproximadamente 2h30 e percorrem cerca de 1,5 km, permitindo tirar a clássica foto de Machu Picchu. A diferença é que na Rota 2-A a foto é tirada da plataforma superior, enquanto na 2-B, das plataformas inferiores.

Destaques:

  • Proporciona uma experiência completa.
  • Maior disponibilidade de horários (10 turnos diários).
  • Acesso aos principais pontos da cidadela, como o Templo do Sol, a Praça Sagrada e os Aposentos Reais.
  • Permite conhecer melhor a arquitetura inca.
  • Caminho fácil de percorrer, adequado para crianças e adultos.

Notas:

  • Os ingressos para esse circuito esgotam rapidamente! Reserve com antecedência.
  • Se não reservou antes e deseja visitar entre abril e outubro, pode ser necessário ir pessoalmente a Águas Calientes para comprar o ingresso. Em alguns casos, pode ser preciso ficar 2 noites e 3 dias na cidade para garantir o Circuito 2.

Recomendação: A Yapa Explorers recomenda o Circuito 2 para uma experiência completa em Machu Picchu.

Circuito 3: Circuito da Realeza

Esse circuito leva os visitantes pelas áreas ocupadas pela nobreza inca dentro da cidadela. Assim como o Circuito 1, ele possui diferentes rotas opcionais.

Caminhadas opcionais:

Rota 3-A (Montanha Huayna Picchu): Uma subida íngreme com paisagens espetaculares e acesso ao Templo da Lua. Duração: 3h30. (Ingresso especial necessário – custo adicional.)

Rota 3-B (Ruínas Inferiores): Foca no Setor Urbano Inferior de Machu Picchu, destacando arquitetura cerimonial e terraços reais. Duração: 2h30.



Rota 3-C (Grande Caverna): Disponível na alta temporada (junho a outubro), leva a uma joia escondida dentro de Machu Picchu. Duração: 5 horas (total).

Rota 3-D (Huchuy Picchu): Caminho disponível apenas na temporada de trilhas (de 1º de junho a 15 de outubro e nos dias 30 e 31 de dezembro). Leva ao cume da Montanha Huchuy Picchu, oferecendo vistas incríveis. Ingresso especial necessário.

Esta trilha leva você ao cume da montanha Huchuy Picchu, proporcionando vistas panorâmicas de Machu Picchu e de sua deslumbrante paisagem ao redor.

Menos movimentada e mais acessível do que a popular trilha para Huayna Picchu, Huchuy Picchu oferece uma alternativa tranquila. Ideal para viajantes com condicionamento físico moderado, é uma opção fantástica para quem busca vistas impressionantes sem a agitação das trilhas mais concorridas.

Destaques:

  • Acesso à área urbana de Machu Picchu.
  • Vista para os terraços agrícolas.
  • Acesso às montanhas Huayna Picchu e Huchuy Picchu (dependendo da rota escolhida).
  • Visita a pontos icônicos, como o Templo do Sol, a Casa do Inca e as fontes cerimoniais.

Notas:

  • Algumas trilhas são íngremes e irregulares, não recomendadas para todos os visitantes.
  • A subida à Montanha Huayna Picchu exige preparo físico.
  • Nenhuma rota do Circuito 3 oferece a vista de Machu Picchu.
  • É importante reservar com antecedência, principalmente para os horários mais disputados, como no início da manhã.

ingresso machu picchu

Qual é a melhor maneira de adquirir o ingresso para Machu Picchu?

A melhor maneira de adquirir o ingresso para Machu Picchu é comprando um passeio ou trilha com Yapa Explorers. Esses passeios também pegam no hotel/hostel em Cusco e ingresso para trem (se você escolher essa opção). Yapa Explorers oferece a conveniência de diferentes passeios e trilhas de trem, como a Trilha Inca, Trilha Salkantay, ou Trilha Inca Jungle, sem ter que se preocupar em comprar o ingresso para Machu Picchu e o transporte do seu hotel separadamente.

Você também pode comprar o acesso para as montanhas, como Montanha Machu Picchu e Huayna Picchu. Mas se você quiser, contacte-nos antecipadamente, porque eles tendem a se esgotar bem rápido.

Não recomendamos comprar o ingresso diretamente em Cusco, porque você pode não encontrar ingressos disponíveis para a data desejada. Machu Picchu é uma das 7 Maravilhas do Mundo e o acesso é restrito devido à alta demanda. Certifique-se de organizar bem a sua viagem e definir a data desejada para visitar a cidadela Inca!